Serigrafia: a matriz é feita em tela especial,geralmente em material plástico, que é esticada em um bastidor. Sobre a tela são colocadas máscaras com cada cor da obra. As mascaras recebem a tinta, que é espalhada por um pequeno rodo de borracha, para fixar a imagem no papel.
Xilogravura: a matriz é uma superfície de madeira, com a obra esculpida pelo artista,atravéz de instrumentos e ferramentas cortantes (goivas e estiletes). Sobre o relevo, aplica-se uma tinta especial, que passa por uma prensa com o papel. Geralmente,nesta técnica,usa-se o papel de arroz ou papel japones,como suporte.Quando a xilo,apresenta várias côres,isto quer dizer que o artista,colocou cada uma delas por vez no papel, repassou à gravura,por várias vezes pela prensa,até ficar pronta.Isto requer,muita experiência e técnica,pois o processo sempre é complicadissimo.
Litogravura: a matriz dessa técnica é uma pedra calcária tratada com solução ácida para desengordurá-la. A imagem é gravada pelo artista,com lápis ou tinta gordurosa. O fenomeno da repulsa entre a tinta e a gordura caracteriza o efeito da impressão.
Gravura em Metal ou "Zincogravura": desenha-se sobre uma chapa de metal envernizada com uma ponta sêca (pincel sem tinta ou bastão pontiagudo). Então, leva-se a chapa para um banho de ácido e aplica-se uma camada de tinta que irá fixar-se apenas onde foi feito o risco do desenho.
Alguns artistas,costumam chamar esta técnica de "Ponta-Sêca", por conta do uso do pincel sem tinta.