Sei que existe uma certa barreira,quanto ao pagamento dos direitos autorias nas belas artes,no Brasil...Sei,e acompanho esta,discurssão...a vários anos...e sei tambem,que a maioria dos artistas,que tentaram no paasado,propor ações na justiça,por este merito...não alcançaram grande exito...as cobra~ças foram indefiridas..pela não compreensão da parte julgadora...
No entanto,se tratando em gravura...creio eu que este direito possa ser,bem melhor tipificado...por que a matriz...comercialmente..segundo alguns pobres especilistas brasileiros,não possuem charme algum....digo pobres,não pela condição social e sim pela finitude cultural de cada um deles...Mas voltando as gravuras,o que passa a valer são as imagens frutos das tiragens....que em alguns casos,bastante conhecidos...são realizadas por varias pessoas...como o caso típico na obra de Oswaldo Goeldi,onde foram tiradas gravuras por Reis Junior,Beatrix Reynal,Julio Pacello,Museu de Belas Artes,Biblioteca Nacional, Noemi Ribeiro,e sabe mais quem?????
Logo o que vale é a imagem...e não a obra de arte em si....Quero crer que até nisto,Oswaldo Goeldi,estava muito alem de seu tempo...já colocava o valor de sua arte,dentro de uma visão futurística digital,muito antes de ser inventado o computador....e neste caso...o mercado de arte,não tem a capacidade de atribuir,um valor específico...para cada serie tirada...por cada executor....Só permeiam as assinadas pelo artista...e as assinadas por quem quer que seja.
Mas objetivamente...o que vale...são às imagens....e que se hoje fossem fundamentadas,seguindo esta linha de pensamento,duvido muito que seria,qualquer ação indeferida...dentro das propostas legais...amparadas pela Lei de Direitos Auotrais.
Não vejo como fugir do pensamento,que no caso das gravuras,o mundo seja mais visual do que pictórico....
E vou alem,neste pensamento..creio que o futuro esteja bem mais próximo da Gravura que da Pintura em si....A arte..ainda vive,uma geração de multiplos...
O consumo artistico cada vez mais cobra uma quantidade cada vez maior...e por mais que o artista tenha uma produção vigorosa,e muita velocidade no que realiza...só com a gravura,alcança o melhor e mais amplo resultado. Creio sim,que ainda teremos um Capítulo a parte,como tema central, em grande evidência, futuramente...com a bela e antiga arte da Gravura...Tanto pelas velocidades das scociedades e culturas ocidentais deste mundo globalizado.Como no resgate,das técnicas milenares orientais da gravura......já que o bloco oriental,será o maior mercado consumidor,em um breve futuro.
Hoje em dia alguns Curadores no Brasil e no Exterior,assim como eu,já perceberam muito sobre isto.E vem tendo uma atenção,um pouco maior com a obra de arte,realizada sobre o suporte organico,do papel...Cada vez mais,aparece,nitidamente,em coleções e exposições singulares...um maior numero de obras sobre papel....e especificamente as Gravuras.Plásticamente,sem dúvida alguma,tem uma interpretação mais agil,mais fácil,do espectador menos letrado...e uma simplicidade impar,uma totalidade de pureza,frente ao espectador mais exigente....Por si só,o consumo da arte,parece ser bem mais rápido e objetivo.
Em grande parte,esta nova geração de Curadores de Arte no Brasil,tem rompido barreiras injustificadas até então,com os pré-conceitos do lirísmo e do formalísmo,erroneamente no passado estabelecidos.
Fico feliz e orgulhoso,de particpar desta linha de pensamento,e deste movimento.